sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O Que Li #01 - Janeiro/2014



Início de ano, férias da faculdade e a correria de sempre no trabalho. No entanto, deu pra aproveitar um pouco o tempo "livre" para colocar as leituras em dia. A seguir, um breve resumo do que li no mês de janeiro e uma breve descrição sobre a obra, além, claro, da minha opinião.

"Asterios Polyp" (David Mazzucchelli)


"Asterios Polyp" é uma graphic novel de David Mazzicchelli, um dos caras responsáveis pela revolução dos quadrinhos na década de 1980. Entre seus trabalhos estão "Demolidor: o homem sem medo" e "Batman: ano 1".
Muito mais que quadrinhos, "Asterios Polyp" é design, filosofia e um humor fino. Uma obra super recomendada para quem tem interesse nessas áreas.
A história fala sobre Asterios, um arquiteto de 50 anos, famoso por seus trabalhos teóricos. Após um incêndio em seu apartamento, ele parte numa viagem de ônibus até onde seu dinheiro permitir. No caminho, encontra uma nova família com quem passa a conviver e passa a relembrar alguns momentos de sua vida. A história é narrada por Ignazio, seu irmão natimorto.
Essa bela edição de 344 páginas é do selo Quadrinhos na Cia. da editora Companhia das Letras e a tradução foi feita por Daniel Pellizzari.
"Asterios Polyp" está entre as coisas mais bonitas e inteligentes que já li e tem um espaço guardado na minha lembrança.

"As Cavernas de Aço" (Isaac Asimov)


Livro que me introduziu às histórias de robôs de Isaac Asimov. O título original da obra é "The Caves of Steel", mas, na década de 1980, foi publicada por aqui com o infeliz nome de "Caça aos Robôs". Desta vez, a editora Aleph publicou o livro com um belo trabalho gráfico na capa e na contracapa e, dignamente, traduziu o título para "As Cavernas de Aço".
A história se passa em uma Nova York no futuro, onde humanos convivem, forçadamente e de forma hostil, com os robôs. Isso acontece pelo fato de que as máquinas estão tomando o lugar do homem nas empresas. No entanto, o detetive Elijah Baley é encarregado de investigar a morte de de um sideral e seu parceiro é um robô.
A história é muito boa e contém metáforas e sacadas excelentes e vale muito a pena ser lida. Em alguns momentos, a história se torna um pouco lenta, mas não chega a atrapalhar a leitura.
O livro tem 304 páginas e foi traduzido por Aline Storto Pereira.

"Ordinário" (Rafael Sica)



Esse livro traz uma coleção de tirinhas contidas no blog Ordinário do ilustrador Rafael Sica. Com desenhos simples, porém profundos, totalmente em preto e branco, Rafael Sica mostra personagens solitários em ambientes urbanos, passando um sentimento de vazio, ao mesmo tempo em que consegue ser cômico.

Já fiz uma resenha da obra e você pode ler clicando aqui.


Nenhum comentário: