domingo, 26 de janeiro de 2014

Ordinário (Rafael Sica)




Um peixe que pesca uma bota, um pescador que solta pipa com outro peixe em forma de biruta, um macaco de bicicleta. Essas são algumas descrições das tirinhas que compõem o incrível universo surreal presente no livro "Ordinário", de Rafael Sica.


A obra, lançada pela Quadrinhos da Cia., reúne tirinhas publicadas no blog pessoal do autor desde 2009. A leitura do trabalho de Rafael Sica é não verbal. Sim! Nada de texto! Cada tirinha traz uma mensagem diferente e que nenhum leitor poderá afirmar com certeza o que o autor quis passar. É daí que vem a grande característica de "Ordinário". Cada um, a partir do seu universo e das experiências vividas, irá interpretar da sua maneira o que está no papel. 

Nas tirinhas, há uma predominância de ambientes urbanos e personagens solitários que passam um sentimento de vazio, capaz de gerar uma reflexão por parte do leitor, ao mesmo tempo em que irá rir das diversas situações propostas no decorrer das 128 páginas. A cada tirinha, uma nova reação. Nada é repetido. Nada é previsível. Cada uma é impactante de uma forma diferente e, talvez, você precise parar por algum tempo em algumas delas e ficar pensando e pensando até chegar à sua conclusão. 

Rafael Sica
O livro tem uma capa simples – como os traços das próprias tirinhas que estão lá dentro – mas, mesmo assim, muito bonita, e o diferencial está nas bordas arredondadas, o que achei bem interessante. Na capa, o nome da obra começa numa posição e vai virando, fazendo com que o leitor deite o livro para ler, e já vai preparando-o para a leitura das tirinhas, pois todas as tirinhas estão nessa posição. Além disso, todos os quadrinhos estão em preto e branco.


O único ponto fraco da obra diz respeito ao fato de não haver produções inéditas, pois tudo que está no livro pode ser visto por qualquer pessoa no blog do autor.

Portanto, "Ordinário" é uma obra indispensável para quem gosta de quadrinhos e quer ler tirinhas que fogem do comum e que façam pensar. Conhecer o trabalho e o talento de Rafael Sica também é fundamental.

Nenhum comentário: