quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Dicas do Front: Podcasts Literários


Podcast é o nome dado a um arquivo digital criado pelos próprios usuários e disponibilizados na internet. Nesses arquivos, geralmente, há conversas sobre diversos temas, onde os participantes expõem suas opiniões. Imagine uma mistura de blog com um programa de rádio, mais descontraído (na maioria das vezes).
Esses arquivos podem ser baixados e ouvidos a qualquer momento. Geralmente, um ouvinte de podcasts tem uma lista de programas que têm a ver com suas características e seus gostos.
Sou ouvinte assíduo de vários podcasts e eles me ajudam bastante a aprender sobre determinados assuntos, como história, cinema e literatura, por exemplo. Como esse blog tem como tema o mundo da literatura, nada mais justo do que indicar para o amigo leitor alguns bons podcasts literários. Garanto que eles vão enriquecer seu conhecimento sobre o mundo literário, além de indicar boas leituras e divertir.


Sob o comando de Rafael Franças e a participação muito boa de Anna Schermak e Mateus Lins, o podcast é atualizado semanalmente e contém temas diversos relacionados à leitura. A conversa é bem descontraída e já teve como tema os tipos de leitores, capas de livros e leitura em ônibus. Vale muito a pena ouvi-los e conhecer um pouco sobre os outros leitores, seus hábitos, gostos e opiniões.
Conheci esse podcast há pouco tempo, mas tenho como preferido o episódio 26 ("As capas são realmente importantes"), onde, com a participação de convidados, os participantes batem um papo sobre a importância que tem a capa na hora de o leitor comprar um livro.

Podcast do site Homo Literatura feito para quem gosta de programas rápidos. Como o nome já diz, 30MIN fala sempre se algum tema ligado à literatura em apenas meia hora. A cada episódio, Vilto Reis, Gustavo Magnani Cecilia Garcia discutem um assunto relacionado ao mundo da literatura. O lado ruim é que deixa sempre uma vontade de que o programa tivesse mais tempo de duração.

Comandado por Lucien, o Bibliotecário, é o podcast literário que escuto há mais tempo e creio que seja um dos mais antigos focados na literatura. Tem uma ótima qualidade e temas sempre pertinentes. Postados, geralmente, a cada semana, também traz assuntos diversos - obras específicas ou temas mais amplos - discutidos com bastante humor e opiniões bastante coerentes. Recomendo para qualquer leitor que goste de podcasts ou para aquele que ainda não é íntimo desse formato. É um bom programa para iniciar na "podosfera".

Podcast comandado por Marcelo Zaniolo e Diego Lokow, traz sempre um livro específico como tema e, junto com alguns convidados, os dois discutem sobre a obra e o autor, além de expôr suas opiniões sobre o livro em questão. A publicação do podcast é quinzenal, alternando entre o Livrocast no formato usual e o JPC Cast, onde Marcelo e Diego escolhem dois livros que ainda não letram para julgá-los pela capa e sinopse. 
Meus programas preferidos do Livrocast são o de número 32 (Deuses Americanos) e 39 (A Culpa é das Estrelas), o qual eu participei dando minha humilde opinião sobre a obra de John Green:

 Livrocast 039 com Marcelo Zaniolo (@celo_zaniolo), Diego Lokow (@Lokow), Marcieli Zucchi (@marcielizucchi) e Thiago Lima (@Tchagolima)

Espero que essas dicas os ajudem a encontrar boas formas de se divertir e se informar. Se você conhece e gosta de outros podcasts literários - ou de gêneros diferente, mas que considere interessante - compartilhe com a gente nos comentários. Um abraço e até a próxima!





Um comentário:

Marcelo Zaniolo disse...

Fomos indicados, fomos indicados! Hahaha... Só vi tua postagem agora, amigo, mas muito obrigado por divulgar o LivroCast.

Quero você gravando com a gente de novo URGENTEMENTE!

Grande abraço! o/