domingo, 9 de fevereiro de 2014

Joe Sacco: o jornalismo de guerra em quadrinhos



Nascido em Malta e radicado nos Estados Unidos, Joe Sacco combina o jornalismo de guerra à arte dos quadrinhos, passando para o leitor o lado esquecido em meio a esses conflitos: a visão dos civis sobre a guerra. Pioneiro do jornalismo em quadrinhos, Sacco é autor de obras importantes sobre a situação da Palestina e outros conflitos contemporâneos.


Formado em Jornalismo, Joe Sacco achava a carreira "entediante" e, após tentativas frustradas de trabalhar como redator, decidiu unir a ilustração à sua formação acadêmica. Em Malta, sua terra natal, não havia quadrinhos, o que deu uma maior liberdade para que Joe falasse sobre assuntos polêmicos, como o aborto, já que não havia o tabu de achar que HQ's são coisas para crianças.

Fortemente influenciado por jornalistas romancistas como George Orwell e jornalistas do chamado new journalism, estilo que mistura a narrativa jornalística com a literária, como Hunter S. Thompson e Michael Herr, começou a utilizar a linguagem dos quadrinhos para documentar o que via em suas viagens. 


Por documentar o conflito entre Israel e Palestina e a guerra na Bósnia, Joe Sacco recebeu diversos prêmios. Entre eles estão o Prêmio Eisner e o American Book Award, pelas obras "Área de Segurança Gorazde" e "Palestina", respectivamente.


Além da importância dos temas abordados e da forma como interpreta e passa para o papel o que escuta nas suas entrevistas, Joe Sacco não é um quadrinista comum. Extremamente detalhista, ilustrando de rostos a buracos de balas de forma incrível, fazendo com o que o leitor o acompanhe por essas viagens e consiga sentir um pouco a atmosfera dos ambientes onde acontecem os conflitos. Nesse ponto, a obra de Joe Sacco consegue ser mais convincente do que qualquer fotografia ou matéria de jornal.


Em suas obras, o autor conta a realidade, dispensando a ficção. Utiliza-se de diversas camadas e da metalinguagem, mostrando, assim, vários aspectos dos lugares em que visitou, retratando desde guerrilheiros a jovens que querem apenas um pouco de diversão. E o mais importante nessas obras é que o próprio Joe Sacco é personagem de suas ilustrações, pois, como repórter, acredita que não pode se excluir deste contexto e acaba inserido na história de cada cidade, cada guerra, cada civil.


Ler Joe Sacco é imprescindível. Uma nova experiência literária e uma aula de história, diferente de qualquer coisa que você já tenha lido. A humildade com que o autor insere-se na sua própria narrativa e a qualidade de seus trabalhos fazem com que a leitura desse jornalista-quadrinista torne-se indispensável.

Boa leitura, pessoal!

Nenhum comentário: